liberdade
muitos filósofos têm escrito sobre a liberdade. falamos sobre liberdade — liberdade para fazer o que quisermos, para ter o emprego de que gostamos, liberdade para escolher uma mulher loira ou morena - particularmente prefiro as morenas -, liberdade para ler qualquer livro, ou liberdade para não ler absolutamente nada. somos livres, e o que fazemos com essa liberdade? usamos essa liberdade para nos expressarmos, para fazer aquilo de que gostamos. a vida está se tornando cada vez mais permissiva — você pode fazer amor no parque ou no jardim.
temos toda espécie de liberdade, e o que temos feito com ela?
pensamos que onde há escolha há liberdade. eu posso ir à Itália ou à França: é uma escolha. mas a escolha dá liberdade? por que temos que escolher? se você, eu.. se nós somos realmente lúcidos, temos uma compreensão exata das coisas, não há escolha. disso resulta uma ação correta. apenas quando há dúvida e incerteza é que começamos a escolher. a escolha, então, se vocês me permitem dizê-lo, constitui um empecilho para a liberdade.
então, o que é liberdade? é algo que se baseia na escolha? é fazer exatamente o que queremos? alguns psicólogos dizem que, se você sente alguma coisa, não deve reprimi-la ou controlá-la, mas deve expressá-la imediatamente. jogar bombas é liberdade? — veja apenas a que reduzimos a nossa liberdade!
foto tirada num dia de liberdade, ou será de escolha?! enfim este foi um dia bom, com pessoas boas.
you are free?
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home