03 outubro, 2006

2º round


geraldo alckmin representa o velho projeto das classes dominantes. não sem razão os banqueiros e os grandes industriais o apoiaram, pois sentem afinidade de classe e comunhão de propósitos: garantir políticas ricas para os ricos e pobres para os pobres. notoriamente não possui carisma e não apresenta nada de realmente inovador, capaz de suscitar uma nova esperança. a retórica que usa é despistadora. mas cabe à análise pôr à luz os interesses de classe ocultos. a macroeconomia que enfeudou a política, seguirá seu curso neo-liberal deixando fatalmente anêmica a política social. sua vitória representará o retorno daqueles que sempre construiram um Brasil para si, sem o povo ou contra o povo.

lula dá corpo a um projeto de mudança. apesar dos constrangimentos encontrados num ambiente hegemonicamente neo-liberal, tentou, com relativo sucesso, fazer a transição de um estado elitista e privatista para um estado republicano e social. agora ele se vê obrigado a definir claramente seu projeto: dar a centralidade ao povo destituido, garantir seus meios de vida e sua inclusão cidadã. para isso ele precisa se reaproximar de sua base real de sustentação: os movimentos sociais organizados e a imensidão dos excluidos. esses poderão inviabilizar qualquer ameaça de impeachment. tirar lula é tirar nosso poder, dirão, é anular nossa vitória, é abortar nossa esperança.

para se diferenciar claramente de alckmin, lula deverá mexer em pontos importantes da macroeconomia para que ela seja de fato o sustentáculo de uma política social maciça. deverá ter a coragem de colocar um gesto fundador de um novo brasil: retomar o projeto de plínio arruda sampaio, um dos que melhor entende de reforma agrária, e realizá-lo integralmente a fim de fixar o camponês no campo e desinchar as cidades favelizadas. ai sim se consolidará seu governo, inaugurando a transformação social possível para o brasil.

mas quero lembrar - antes que me chamem de lulista - que infelizmente meu candidato à presidência não foi ao segundo turno: senador cristovam buarque. mas acredito que há uma luz no fim deste round.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

hahah..
será q é assim q comenta????
hum, então o senhor está a favor do Lula...
bom, eu prefiria seu outro candidato...
o Lula me deixa injuriada ao dizer "q não sabe de nada".. hahaha
mass... entre ele e Alkimim tbm.. nem sei! eu anularia...
bjosss mininoooo

1:07 PM  
Blogger árvore de pensamentos said...

siim.. é assim msm q comenta hahaha..

pois é.. cristovam buarque infelizmente não teve bons números, pena!

ainda não decidi naum sobre quem votar.. estou em fase estudo.. hehehe

4:44 PM  

Postar um comentário

<< Home