16 agosto, 2006

o tempo e o juros

no livro "o valor do amanhã", o economista eduardo giannetti faz uma tentativa de explicar a natureza dos juros. tende-se a acreditar em marx, que afirmou que toda a economia se reduz a "economizar tempo".

sua conclusão para pagarmos menos juros: é preciso aprender a dominar o tempo. o que são os juros a não ser o valor que temos de pagar por não querermos esperar? o tempo, portanto, está na base da economia. o livro destrincha o porquê de o homem aceitar o pagamento de juros. para o economista, a guerra contra o tempo faz o ser humano estabelecer suas prioridades e buscar sempre o prazer imediato, ignorando qualquer noção racional de planejamento ou aposta positiva na realização de seus sonhos no futuro. portanto, está sempre diante do dilema de "usufruir agora, pagar depois" e como "antecipar custa, retardar rende", pagamos pela diminuição da espera.

os juros seriam, portanto, a compra do tempo. entre o "menos antes ou mais depois", o homem tem optado invariavelmente pela segunda alternativa e a economia estabeleceu-se desta forma. e quem conhece alguém que nunca ao menos parcelou uma compra em 3 vezes, que atire a primeira pedra.